A primeira vista, vendo estas motos, somos levados a pensar que a nova Honda CB1300 ainda é a mesma máquina do final dos anos 80 e início dos anos 90. Mas a nova ‘cebezona’ esta recheada de tecnologia.
+ Contran autoriza digitalização de documentos de registro
+ #Maislidas2020 Novidade para 2020, nova Honda CBR300R
+ #Maislidas2020 A esperada KTM 390 Adventure chega com 44 cv e apenas 158kg
+ Yamaha encerra a produção da V-Max Power Cruiser
Assim como a icônica ‘quatro cilindros’ da Honda, ambas as versões da CB1300 voltaram: a Super Four e o Super Bol D’Or.
A Super Four tem uma estética roadster com tanque, traseira e painéis laterais em forma semelhante as icônicas ‘Four’.
Por outro lado, a Super Bol D’Or recebe uma meia carenagem e um farol angular que dá à moto uma melhor proteção contra o vento. Posteriormente, tanto a Super Four quanto a Super Bol D’Or obtêm as versões padrão e SP, com a última apresentando esquemas de cores ‘premium’.
As novas Honda CB1300s serão equipados com um motor de 4 cilindros em linha refrigerado a água, DOHC, 4 tempos, 4 cilindros em linha, fornecendo 111,3 cv de potência a 7.750 rpm e 112 Nm de torque máximo a 6.250 rpm. O motor é conectado a uma transmissão de seis marchas, auxiliada por uma embreagem assistida e deslizante.
Como opção, a Honda oferecerá para a nova CB1300 , o Quick Shift Up & Down . Além disso, esses modelos foram equipados com um “sinal de parada de emergência” que notifica rapidamente o próximo veículo sobre uma frenagem repentina, piscando os faróis durante uma frenagem repentina.
Os freios são da marca Brembo , com pinças montadas radialmente e quatro pistões para os discos dianteiros.
Ao adotar o “Throttle by Wire System (TBW)”, que permite um controle mais preciso do acelerador, os modos de condução permitem que o piloto se adapte facilmente às condições de aderência do solo. Além disso, o “Controle de Torque Selecionável Honda (HSTC)” pode ser ajustado , ajudando a maximizar o prazer de dirigir, além da assistência prestada em viagens longas pelo controle de cruzeiro.
Apesar de ter sido vendidas no Brasil de 2007 a 2009, as novas CB1300s serão lançadas apenas no Japão, sem previsão de chegada a Europa e muito menos ao Brasil.
Ficha Técnica Honda CB1300
Nome do modelo: Honda 8BL-SC54
Motor: SC54E / 4 cilindros em linha 4 válvulas DOHC 4 tempos, Refrigeração líquida
Deslocamento: 1.284 cc
Taxa de compressão: 9,6: 1
Potência máxima: 113 hp a 7.750 rpm
Torque máximo: 112 Nm a 6.250 rpm
Comprimento: 2200 mm
Largura: 795 mm
Altura: 1125 mm
Distância entre eixos: 1.520 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Altura do assento: 780 mm
Peso: 266 kg
Raio de giro mínimo: 2,7 m
Capacidade do tanque de combustível: 21 litros
Transmissão: 6 velocidades
Pneus
Frente: 120 / 70ZR17M / C (58W)
Traseira: 180 / 55ZR17M / C (73W)
Freios
Frente: Disco hidráulico duplo
Traseira: Disco Hidráulico
Chassis
Quadro: berço duplo